segunda-feira, 14 de março de 2011

Only Rock 'n Roll

Por Cassiano Viana

“IF SOMEONE DOESN’T WANT ME TO SHOOT THEM, FINE, FUCK ‘EM. But if they do, there can’t be any restrictions.” Jim Marshall

Há quase um ano morria, no dia 24 de março, em Nova Iorque, Jim Marshall, fotógrafo que ficou conhecido pelas imagens de John Coltrane – em 1960 –, Thelonious Monk, em 1962, Jimi Hendrix – queimando sua stratocaster no festival de Monterey Pop, em 1967 –, Rolling Stones, Janis Joplin, Beatles – Marshall foi o único fotógrafo no backstage da última apresentação do Fab Four, no Candlestick Park, em 1966 –, Bob Dylan, Johnny Cash – a histórica gravação, em 68, na Folsom Prison e, um ano depois, Cash mostrando o dedo médio durante uma apresentação na San Quentin State Prison, Califórnia –, Cream, The Who e Led Zeppelin.

“I love all these musicians – they’re like family. Looking back, I realize I was there at the beginning of something special, I’m like a historian. There’s an honesty about this work that I’m proud of. It feels good to think, my God, I really captured something amazing.”

Aos 74 anos, responsável pelo registro do rock em sua Era de Ouro, o cara que tinha sobrenome de amplificador (o melhor deles) e fotografava com uma Leica ainda estava na ativa.

“I don’t sign shit either, I own all of my photographs and no one I’ve shot, not Dylan, not Miles, not Cash, has ever complained about how my pictures of them have been used. If someone doesn’t want me to shoot them, fine, fuck ‘em,” dizia. “But if they do, there can’t be any restrictions.”



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